
Otimização das rotinas em saúde: quais ferramentas minha operadora pode adotar?
Com os últimos acontecimentos, que alteraram completamente a dinâmica e o funcionamento dos hospitais e operadoras em todo o mundo, a principal busca consiste em ferramentas que auxiliam na otimização das rotinas em saúde. Uma pandemia mundial inesperada, como a do novo coronavírus, fez os hospitais e clínicas repensarem suas atividades e procurarem alternativas para garantir a qualidade no atendimento, de maneira sustentável.
No post de hoje traremos algumas ferramentas que podem ser usadas para ajudar o setor de saúde a transpor este desafio.
Plataformas de gerenciamento e controle de processos de junta médica
Mesmo com grande mobilização da força de trabalho e insumos para o combate da Covid-19, outras demandas enfrentadas diariamente por uma operadora de saúde seguem acontecendo. Entre elas, as divergências técnico-assistenciais, que podem resultar em processos de segunda opinião e junta médica. Por serem norteados por prazos de agências reguladoras, eles merecem total atenção. A adoção de ferramentas que auxiliem no gerenciamento, centralização e controle desses processos podem ajudar na otimização da mão de obra operacional, que poderá dedicar mais tempo a outras funções dentro da operadora de saúde. Vale salientar que a abertura de processos de junta médica consiste em uma dinâmica complexa, que envolve diferentes personagens (médicos e paciente) e prazos definidos – que precisam ser cumpridos.
Soluções voltadas à autorização e compra de materiais médicos
A realização de procedimentos médicos segue necessária nos hospitais pelo País. E uma etapa que demanda dedicação e acompanhamento por parte da equipe de auditoria é a cotação e compra de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs). A solicitação de orçamentos, propostas, contrapropostas e a administração das notas fiscais necessitam de cuidado e controle. Por isso, plataformas que auxiliam neste controle são grandes aliadas. A partir delas é possível minimizar erros, centralizar as propostas recebidas e ganhar tempo no processo de cotação de materiais médicos, tornando esse processo mais eficaz e transparente.
Telemedicina e teleconsulta
Uma pandemia viral, como a da Covid-19, trouxe a importância da diminuição do fluxo de pessoas nas unidades de saúde, com o objetivo de reduzir os riscos de contágio. Ao encontro desse novo cenário, a adoção de plataformas de telemedicina e teleconsulta ganham evidência. Elas surgem como uma alternativa de atendimento e acompanhamento de qualidade aos pacientes. A telemedicina passa a ser uma ferramenta de democratização da saúde, ao oferecer a possibilidade de atendimento mesmo aos pacientes que residem distantes das unidades de saúde. Para casos de baixa complexidade, nos quais são necessárias orientação e atendimento especializado, essas plataformas são excelentes aliadas. Vale salientar que é essencial a busca por soluções que cumpram os requisitos de segurança e preconizam a legislação vigente.
Quer saber mais sobre telemedicina e seus benefícios? Confira este infográfico exclusivo! |
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado você a considerar soluções que podem auxiliar no dia a dia de sua operadora/unidade de saúde!