
17/09: Dia Mundial da Segurança do Paciente
Como é possível transformar positivamente a experiência dos pacientes
“Toda a equipe que me atendeu está de parabéns. A Sthefany foi muito atenciosa, se preocupou com a minha causa e sempre me deu os retornos que precisei”. Este depoimento é de J.D.M (paciente), de 64 anos, que está em São Paulo. Sthefany Teixeira, a quem o paciente se refere, é uma jovem de 23 anos, que está em Florianópolis e o atendeu nas liberações necessárias para a cirurgia de coluna vertebral realizada em agosto.
Como aconteceu o encontro destas duas gerações, de regiões diferentes do Brasil? De um lado, J.D.M, um dos milhares de pacientes que precisam diariamente de atendimentos de saúde. Do outro, Sthefany, uma profissional que trabalha na AdviceHealth e dedica o seu tempo às melhores práticas em Segurança do Paciente, quando o assunto são as autorizações de procedimentos médicos.
Dia Mundial da Segurança do Paciente
A relação de J.D.M e Sthefany exemplifica bem o objetivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao estabelecer 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Em meio à tanta tecnologia, adotar cuidados básicos realmente nunca foi tão valioso!
“A gente precisa tratar as pessoas, como gostaríamos de ser tratados. Acredito muito no atendimento humanizado que podemos prestar aos pacientes”, disse a colaboradora da AdviceHealth, estudante de Gestão Hospitalar, ao lembrar a prática de acolhimento que vem sendo aprimorada no dia a dia de trabalho na AdviceHealth. A healthtech atende milhares de pacientes da saúde suplementar de todo o Brasil e já contribuiu em várias áreas da medicina e da odontologia.
Acolhimento
“O mercado precisa se aproximar do beneficiário e o acolhimento faz toda a diferença! Faz diferença ligar, explicar. O que está acontecendo é uma mudança de cultura e isso é muito valioso. Conversar tem tido uma taxa de sucesso muito grande para o desfecho positivo dos casos”, explica a vice-presidente da AdviceHealth, Andréa Bergamini. Em material disponível em sua biblioteca virtual, o Ministério da Saúde reforça a prática do acolhimento como diretriz: “não tem local nem hora para acontecer e nem um profissional específico para fazer. Faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. É uma postura ética com escuta, é um compromisso”.
Para a psicóloga Ana Paula de Andrade Brandeburgo, acolhimento “é fundamental para o paciente que está em um momento delicado. É importante que ele sinta que não é somente mais um número e que sua necessidade está recebendo atenção. O fato de humanizarmos o atendimento, personalizando, levando em consideração as particularidades de cada caso, faz com que o paciente perceba que é ouvido. Ele pode expressar seus sentimentos”, explica a psicóloga. Ela acrescenta que “passando as informações com empatia e carinho, conseguimos diminuir a angústia gerada pelo momento e transformar a experiência do paciente”.
Para exemplificar esta relação mais harmônica que o acolhimento pode proporcionar, Andréa recorda: “Atendemos um caso em que o paciente recebeu o retorno da Junta Médica contraindicando o procedimento. Ele buscou mais uma opinião e o médico que analisou o caso também contraindicou o procedimento. Este paciente voltou ao plano de saúde e agradeceu por ter sido protegido de fazer um procedimento desnecessário. Este é um caso emblemático em que o foco esteve todo o tempo na segurança do paciente e com acolhimento a experiência dele foi a melhor possível quando ele mais precisava de atenção”.
Acolhimento é a primeira diretriz da Política Nacional de Humanização
A Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) aposta na integração entre trabalhadores, usuários e gestores do sistema de saúde para gerar um atendimento mais próximo e adequado. A maneira como um paciente é recebido impacta no tratamento. E toda experiência gera consequências emocionais. “Todos nós, profissionais da saúde, gestores, órgãos governamentais, pacientes, educadores e a sociedade, precisamos nos conscientizar sobre a necessidade de implantação destas práticas de segurança”, concorda a vice-presidente da AdviceHealth.
Depois do acolhimento, primeira diretriz da Política Nacional de Humanização, tópicos também importantes nesta evolução dos atendimentos de saúde são:
– Gestão participativa e Cogestão
– Ambiência
– Clínica ampliada e compartilhada
– Valorização do trabalhador
– Defesa dos direitos dos usuários
Dicas para um bom acolhimento
O acolhimento traz benefícios também para os profissionais da saúde. Com isso, eles estabelecem vínculo com o paciente gerando uma relação de respeito e confiança. “Um paciente que se sente acolhido estará mais aberto ao diálogo, tendo uma comunicação mais fluida, rica de informações e terá menos resistência e objeções. Isso diminui o estresse destes contatos, agilizando os atendimentos e melhorando também o clima no trabalho”, alerta a psicóloga. Algumas dicas para os profissionais da saúde são:
– Invista tempo em treinamento e aprendizado contínuo
– Atenda os pacientes respeitando as diferenças
– Ouça atentamente, de forma qualificada
– Fale de forma simples e clara
– Coloque-se no lugar do paciente
– Aja com ética em todos os contatos
– Equilibre o bom atendimento e a boa experiência do paciente
– Interaja de forma humanizada, cidadã e solidária
Sobre a AdviceHealth
Aliando soluções de saúde e tecnologia, a healthtech sediada em Florianópolis atua junto a operadoras de saúde de todo o Brasil. Entre os serviços oferecidos estão análise de pertinência dos materiais contidos nas solicitações de procedimentos médicos, além da verificação da conformidade às normas estipuladas pelos órgãos reguladores, auditoria na regulação e divergências relacionadas à realização de procedimentos médicos, negociação de preços e condições junto aos fornecedores, entre outros. Com este trabalho, a AdviceHealth já impactou mais de 36 milhões de vidas, sempre buscando atuar na prevenção e redução de riscos. Saiba mais em AdviceHealth.