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Como escolher o melhor serviço de assessoria na gestão de saúde suplementar

Como escolher o melhor serviço de assessoria na gestão de saúde suplementar

    Administrar os diferentes setores em instituições de saúde consiste em um grande desafio. Muitas vezes, são tantas especificidades dentro de cada uma das áreas, que não é possível realizar uma gestão plena de todas elas.

    Mas a falta de tempo e de mão de obra especializada (disponível e dedicada) para cada uma dessas áreas não é motivo para a falta de gestão delas. Muitas operadoras de saúde, hospitais e autogestões optam pelo auxílio de consultorias e contratação de serviços especializados para buscarem excelência e ampliarem a qualidade do atendimento prestado.

    No post de hoje falaremos um pouco mais sobre como escolher o melhor serviço de assessoria que auxilie na gestão da saúde suplementar.

    Bons resultados junto a clientes similares

    Verifique se a empresa que você pretende estabelecer parceria possui clientes de portes e administrações semelhantes à sua. Dessa forma, é mais fácil conseguir perceber a aplicação do serviço de assessoria na gestão de saúde suplementar em seu dia a dia e mensurar os possíveis resultados que serão alcançados a partir da sua contratação.

    Mão de obra especializada

    Um dos principais pontos que deve ser observado no que diz respeito à escolha de uma consultoria consiste nos profissionais que irão prestar os serviços. O suporte técnico especializado é essencial para que seja feito um trabalho assertivo, com resultados significativos e ainda mais profissionalismo. De maneira geral, empresas bem estruturadas possuem equipes dedicadas e com esse perfil.

    Portfólio de serviços variados (e integrados)

    Outra característica que pode ser verificada no momento de escolher um serviço de assessoria na gestão de saúde suplementar consiste no portfólio de produtos e serviços que a empresa possui. São soluções variadas, funcionais e que vão ao encontro das necessidades de sua operadora/hospital? Elas podem ser integradas às plataformas já utilizadas? Após essa análise, é possível extrair o melhor das soluções contratadas.

    Expetise na área

    Novas tecnologias surgem todos os dias. O grande diferencial consiste na expertise de quem desenvolve estas soluções. Por isso encontrar um parceiro que tenha domínio e pioneirismo dentro da área é fundamental. Dessa forma sua operadora/hospital terá certeza de que contará com uma assessoria de excelência.

    Auxílio voltado à resultados

    Sabemos que junto da contratação de serviços está a expectativa de resultados. Por isso é importante se certificar de que o serviço de assessoria na gestão de saúde suplementar que você irá contratar lhe trará resultados que justifiquem sua contratação. Esses resultados podem ser relacionados à redução de custos, poder de negociação, otimização da mão de obra ou melhorias de processo. É essencial que sua operadora/hospital estabeleça a métrica que será adotada e alinhe com a empresa o que espera dela sob essa perspectiva. E claro, receba um suporte técnico especializado, seja com acompanhamento contínuo e/ou treinamentos.

    Um serviço especializado feito por profissionais experientes

    Se a sua empresa necessita do auxílio de profissionais experientes e de soluções que reflitam positivamente tanto para gestores quanto para a equipe operacional, conheça os serviços ofeceridos pela Gestão OPME.

    Da auditoria à compra de materiais médicos, disponibilizamos soluções que vão ao encontro das principais necessidades das operadoras e hospitais. Tem alguma dúvida sobre nossos serviços e como eles podem auxiliar a sua rotina? Fale com um de nossos especialistas!

     
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      • Gestão Estratégica – Auditoria especializada para a redução de alto custo.

        Participe! Compartilhamento de boas práticas entre as operadoras filiadas. Tema: Gestão Estratégica – Auditoria especializada para a redução de alto custo. Participação de: Rita Vilanova, gerente técnica da CASEMBRAPA e diretora técnica da Unidas – DF Andréa Bergamini, vice-presidente da AdviceHealth. #saudesustentavel#saudesuplementar#tecnologia Inscrições:https://lnkd.in/d3q7QzeN

      • O papel do consenso nos impasses entre médico assistente e auditor

        Quando a auditoria médica não concorda com os procedimentos ou materiais solicitados pelo médico assistente, há uma resolução normativa (RN 424) que prevê a realização de uma junta médica. Mas você sabia que dentro desse processo é possível realizar um consenso? Neste post falaremos um pouco sobre o papel do consenso nos impasses entre médico assistente e auditor. O que é o consenso? O consenso pode ser definido como um acordo entre as partes (auditoria da operadora e médico assistente), para que a discordância originada não necessite do desempate de um terceiro médico, ou seja, não resulte em um processo de junta médica.   Quer saber mais sobre consenso, segunda opinião e junta médica? Confira o e-book que aborda o tema!   Quando uma divergência é resolvida de forma amigável e pacífica, muitos problemas podem ser evitados. Entre eles as NIPs e descontentamento, tanto do médico quanto do beneficiário, ocasionado pela demora da realização do procedimento. Como ter êxito no consenso em sua operadora 1º passo Tenha uma divergência bem estabelecida e defina exatamente qual código ou qual material a operadora não concorda. Para construir a divergência, é importante ter embasamento científico. Se o profissional auditor não se sentir seguro para analisar o caso, é essencial buscar o suporte especializado ou uma segunda opinião. 2º passo Mantenha o paciente informado em todos os passos do processo. Dessa forma, é possível demonstrar que a operadora está atenta, preocupada e atuando na resolução do problema enfrentado. 3º passo Estabeleça uma comunicação clara e objetiva com o médico assistente, buscando o esclarecimento dos pontos que geraram a divergência e o objetivo de resolver o impasse enfrentado. O foco do consenso deve ser sempre a garantia de um atendimento de qualidade ao paciente, preconizando a segurança e evitando os gastos indevidos. A análise criteriosa da auditoria também tem como objetivo evitar o uso de materiais em excesso, que não agregam benefícios reais ao paciente. E aí, gostou de saber mais sobre o consenso e como ele pode ajudar a sua operadora? Assista também ao webinar “Consenso e segunda opinião: tudo o que você precisa saber”. 

      • TISS e TUSS: impactos da ausência de utilização

        Quem trabalha com auditoria ou faturamento em operadoras de saúde e hospitais sabe da importância de duas siglas tão pequenas, mas que implicam em tantos impactos: o padrão TISS e o código TUSS. Mas você sabe quais os reflexos da ausência de utilização deles? Neste post falaremos mais sobre o tema e quais problemas podem ser evitados, a partir da utilização do padrão e atualização constante das tabelas. O que é TISS – Troca de Informações em Saúde Suplementar TUSS – Terminologia Unificada em Saúde Suplementar O padrão TISS foi estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e adotado como um padrão para troca de informação/dados entre os planos de saúde e a agência reguladora. Poderíamos exemplificar de uma forma bem simples: o padrão TISS seria a “forma do bolo” e o código TUSS um dos seus “ingredientes”. Isto é, o padrão TISS é a maneira como as operadoras encaminham os dados para a ANS. Já a TUSS seria o que é colocado dentro deste padrão para encaminhar para a ANS. É obrigatório? O padrão tornou-se obrigatório para as operadoras a partir do ano de 2012, com a criação da RN 305, e surgiu para reduzir a assimetria das informações. Para os hospitais, a utilização torna-se obrigatória a partir do momento que as operadoras formalizem em contrato que o pagamento das contas hospitalares se dará mediante a utilização do padrão. # Glosas Um dos efeitos imediatos da falta de atualização ou dissonância nas padronizações e codificações consiste nas glosas – ou seja, a recusa de pagamentos/faturamentos por problemas de comunicação entre operadoras e prestadores. # Atraso no atendimento ao beneficiário As intercorrências provocadas pela inconsistência de informações pode ocasionar no atraso no atendimento ao paciente/beneficiário. Em casos graves, o tempo é fundamental para reduzir riscos de morte e complicações dos quadros clínicos. # Comprometimento da relação com prestadores Quando estes problemas são recorrentes, muitos prestadores podem se recusar a atender determinada operadora ou vice-versa. Com isso, a capacidade de atendimento acaba sendo reduzida e a qualidade dos serviços, comprometida. Fatores que acabam refletidos no processo de atendimento do beneficiário e no sistema de saúde como um todo. Quer saber mais sobre o padrão TISS e o código TUSS? Confira o e-book exclusivo que preparamos sobre o tema! # Dados que não representam a realidade da operadora e do setor Quando não há código TUSS ou informações enviadas não que estão conforme os padrões estabelecidos, os dados podem não traduzir a realidade enfrentada por aquela operadora. Se a falta de dados fidedignos se repete entre várias operadoras, o cenário geral se torna desconexo. Com isso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não consegue ter um controle real do consumo, necessidade de procedimentos e demais aspectos das operadoras e prestadores. Dessa forma, fica mais difícil buscar soluções para os problemas relacionados à saúde suplementar. Vale salientar que a atualização das tabelas de códigos TUSS é periódica e feita pela ANS, em média, bimestralmente (como é o caso da tabela 19, que é destinada exclusivamente às OPMEs). Todas as OPMEs, assim como procedimentos e materiais, devem apresentar um código TUSS. Essas informações, por sua vez, devem ser enviadas dentro do padrão TISS. Uma espécie de “aliança” entre forma (padrão) e conteúdo (código). Quando a TUSS não existe (ou ainda não foi criado/listado), é utilizado um código próprio da operadora. No entanto, o uso excessivo desse tipo de código deve ser evitado, já que demonstra uma grande indefinição do real cenário enfrentado.

      @ 2021 - Advice Health | Gestão OPME Ltda. | cnpj 13.757.898/0001-99

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