
Anos de parceria e satisfação plena com os serviços: Asfal e seus resultados expressivos
Sobre a Asfal
A Asfal nasceu em Maceió, no estado de Alagoas, em 1960. Mas foi em 1990 que se tornou o plano Fisco Alagoano Asfal Saúde. Em 1998 adquiriu a sua sede própria. Na busca por melhorias dos processos e excelência na entrega aos seus beneficiários (atualmente, o plano presta serviços a mais de 3,3 mil pessoas), em 2016, estabeleceu uma parceria com a Gestão OPME.
O problema
De acordo com o diretor administrativo da Asfal, Carlos Alberto Teixeira, os avanços tecnológicos incorporados às rotinas médicas foram os principais motivadores na busca pelo suporte técnico. “Procedimentos como laparoscopia, a utilização da robótica e o altíssimo custo das OPMEs fizeram com que buscássemos os serviços da Gestão OPME – que, creio, ser a melhor do Brasil”, considera Teixeira.
A solução
Conforme o diretor, a parceria foi ampliada em 2020, quando a Asfal passou a incorporar novas soluções às rotinas da auditoria. Além do AnalytiCare (análises de pareceres técnicos, sem negociação), a operadora passou a contar com o AdviceMed e a solução LibMed. “A plataforma (LibMed) é excelente para consultas de materiais OPME, verificação de códigos de procedimentos e, também, pertinência da utilização de materiais”, comenta Teixeira.
Segundo o diretor, a utilização dos serviços se dá, principalmente, para consolidar o processo de autorização de cirurgias. A consulta à plataforma LibMed, por exemplo, acontece para a análise de cirurgias com valores até R$20 mil. Já nos casos de cirurgias acima no valor mencionado, o serviço AnalytiCare é o utilizado. “Para casos mais complexos como TAVI e cirurgias de cabeça, solicitamos a segunda opinião, quando cabível”, explica.

Os resultados
A satisfação com os serviços pôde ser percebida com a contratação de novos serviços. “A Gestão OPME é parceira da Asfal há muitos anos. O atendimento é muito bom, rápido e eficiente e os profissionais são sempre muito solícitos”, reforça o diretor.
A partir dos serviços, a operadora passou a ter mais respaldo no processo de autorização dos procedimentos e acesso à informação. “Nossas expectativas para os próximos anos de contrato são excelentes”, ratifica. De acordo com Teixeira, o otimismo se dá principalmente devido ao pleno alinhamento da Asfal com a Gestão OPME.
“Com certeza, não consigo ver uma operadora de plano de saúde que queira se diferenciar no mercado sem o suporte da Gestão OPME e seus sistemas.”
Carlos Alberto Teixeira – Diretor Administrativo da Asfal
